May 27, 2023

Front-end, Back-end e Full stack: O que são?

É possível estudar programação em escolas voltadas exclusivamente à capacitação de pessoas programadoras; em workshops, cursos online, iniciativas de aprendizagem incentivadas por grandes empresas e como autodidata. Um programador front-end é aquele que cria as interfaces visuais dos sites e aplicativos, usando linguagens como HTML, CSS e JavaScript. Ele se preocupa com a aparência, a usabilidade e a interatividade dos produtos digitais. Esse programador desenvolve a parte visível de um site ou aplicativo, ou seja, é ele que cria a parte que o usuário acionará para utilizar a aplicação. Esse profissional deve criar uma interface amigável e intuitiva, tanto que é comum que esse desenvolvedor Front-End Jr trabalhe junto com um designer.

  • Além disso, devem ter uma visão completa do funcionamento de uma aplicação web.
  • Uma pessoa especialista e cientista de dados, por exemplo, pode cuidar do desenvolvimento da aplicação que mencionamos no tópico anterior ou até mesmo conversar melhor com a pessoa do front-end, atendendo a dúvidas e demandas.
  • CSS, ou Cascading Style Sheets, é uma linguagem de estilo usada para definir a aparência e o layout de uma página web.
  • Python é frequentemente usada em tarefas como automação de tarefas, análise de dados, desenvolvimento web e educação.
  • Na parte superior da tela já está aparecendo o seu nome e o seu endereço.

Ao desenvolver um aplicativo de compras, por exemplo, a capacidade inicial dele pode ser pequena, mas ao acompanhar o avanço do próprio negócio, é necessário que ele também seja tecnicamente capaz de receber mais e mais demanda. Bom, depende… Inegavelmente, como em qualquer profissão em TI o salário varia muito! O programador Full-Stack tem conhecimento tanto em Front-End quanto em Back-End. Assembly ainda é utilizado para fazer com que aplicações se comuniquem com o hardware e para executar funcionalidades específicas em uma máquina. Nesse sentido, todas as instruções estão no formato binário, ou seja, zeros e uns.

Desenvolvedor backend vs Desenvolvedor frontend

Em uma estrutura web, o servidor é quem responde às requisições de clientes e oferece o que foi solicitado. Nesse viés, auxilia a gerenciar também a conexão com os bancos de dados, a questão da segurança e conexão com outras aplicações, por meio de APIs (um código em comum que possibilita a comunicação entre dois sistemas). A parte mais robusta e complexa da lógica de programação de um site vai ser definida pelo que chamamos de back-end.

A verificação desse erro já libera o servidor de ter que tratá-lo na resposta, o que torna o processo de login ainda mais ágil. No lado do cliente, o que é função do front-end, temos a criação das caixas de texto, dos links dos botões de confirmação e dos textos indicando a finalidade de cada uma das caixas. Mas não foque nos nomes e sim no conceito, já que novos frameworks para a linguagem surgem a cada dia.

Queres o melhor dos dois mundos?

Já o servidor seria o responsável por armazenar o banco de dados com as informações do sistema. A grande vantagem de se construir APIs é o reuso do código e a facilidade de manutenção, uma vez que back-end e front-end estão separados. Uma linguagem back-end permite a codificação https://www.ocafezinho.com/bootcamp-de-programacao-como-desenvolver-suas-habilidades-em-poucos-meses/ da lógica de funcionamento de aplicações back-end ou seja que ocorre nos bastidores de um programa. É, na prática, o processamento que ocorre que o usuário não consegue ver. É possível programar scripts (pedaços de códigos) que automatizam funções de SEO, inclusive.

Cada trabalho de desenvolvedor backend requer um conjunto de habilidades ligeiramente diferente. O desenvolvimento de backend pode ser um campo de carreira lucrativo e gratificante. Por exemplo, um desenvolvedor frontend cria uma página em um site com um botão que um cliente pode clicar para recuperar dados sobre seus pedidos anteriores. Os desenvolvedores de backend (ou do lado do servidor) fornecem bootcamp de programação a infraestrutura para dar suporte a isso. Isso acontece, pois, a programação é feita através de uma
linguagem que o computador consegue
entender – ou seja, o computador não entende uma linguagem semântica, como
falar em português, por exemplo. Precisamos passar as instruções de algoritmo
para o computador através de uma linguagem que ele entende – no caso, uma
linguagem de programação.

Diferenças entre programação Front-end e Back-end

Além disso, evoluiu bastante para possibilitar animações e recursos gráficos mais robustos. Em vez de discutir, não seria melhor se cada lado aprendesse como o outro funciona para todos trabalharem melhor, juntos? Além disso, você pode ter que optar por um lado particular do mundo em desenvolvimento com base na necessidade ou no que seu empregador requer. Por exemplo, se um projeto precisa de uma solução de gerenciamento de banco de dados, a organização deve encontrar um desenvolvedor backend. Ao escolher o idioma frontend correto, os desenvolvedores começam com o que sabem, depois optam por frameworks e linguagens específicas que se ajustam ao resultado desejado.

  • Trata-se de uma ótima linguagem para orientação a objetos que trouxe novas formas de programar quando surgiu e continua relevante.
  • HTML, ou HyperText Markup Language, é uma linguagem de marcação de hipertexto usada para criar e estruturar conteúdo na web.
  • Também é o back-end quem é o responsável por verificar se o usuário digitou seu login e senha corretamente, ao checar a informação no banco de dados.
  • Qualquer um destes
    frameworks vai te permitir construir todos os tipos de aplicação back-end que
    existem.

Com relação ao armazenamento de dados, o front-end é quem faz a interface, mas é o back-end que os registra em um banco. O mercado de tecnologia da informação, naturalmente aquecido pelo próprio avanço tecnológico no mundo, não deixa a desejar quando o assunto são novas oportunidades. Estes sistemas secundários facilitam a utilização da linguagem, que por si só já é bastante acessível por conta de sua sintaxe extremamente simples. Isso sem contar, é claro, sites com informações sigilosas como sites do governo, arquivamento de informações médicas, registros judiciais e etc. Dentro do setor de TI, a escalabilidade pode ser um nome muitas vezes negligenciado, mas tê-la sempre em mente é uma das responsabilidades do desenvolvedor back-end.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *